EEC800 Aquecimento Condominial Inteligente
Eficiência energética no aquecimento de água em condomínios ou hoteis com até tripla matriz energética e controle por Controlador Lógico Programável.

Apresenta várias formas, entre elas o uso de placas de captação solar direta, bombas de calor e aquecedores que usam resistência elétrica, para aquecimento condominial e um sistema para integração para otimização de consumo conforme a variação climática.

Certamente o sistema mais eficiente é o solar, mas ele está sujeito a questões climáticas, além da disponibilidade horária. Por isso é preciso ter outras fontes de calor. Normalmente se usam os trocadores de calor, que também tem sua eficiência afetada pelo clima, deixando de funcionar quando suas placas atingem temperaturas muito baixas por formação de gelo. Nessa condição entra uma terceira forma de aquecimento, que pode ser elétrica ou a gás, usualmente de baixa eficiência e por isso precisa ser evitada ao máximo.
A instalação padrão possui uma caldeira aquecida pela energia solar, programada para cessar o aquecimento em determinada temperatura limite. Na mesma caldeira atuam trocadores de calor, que são ligados caso a temperatura caia a um patamar programado e de forma similar, em outro patamar, os aquecedores por resistência elétrica.

Um bom sistema precisa manter a temperatura da água constante ou até maior nos dias mais frios, o que não é possível com programação com termostatos simples, que ativariam alternativas apenas se a água esfriar, gerando água muito quente no verão e razoavelmente quente no inverno.

O conjunto apresenta de forma lúdica uma integração de várias matrizes energéticas, priorizando as de menor custo, mas buscando a excelência para o usuário final. Permite ainda, através de uma chave seletora, escolher o comando por CLP ou o comando tradicional, onde cada equipamento trabalha de forma independente. Tal chave permite que se compare o consumo simulado com e sem o sistema inteligente.

Toda simulação é comandada por um Simulador Climático. Painel em que o aluno seleciona o tipo de clima que teremos em uma semana, podendo ser ensolarado ou nublado, número de horas de sol, quantidade de vento, temperatura externa mínima e máxima. Ao iniciar a simulação o painel gera sinais equivalentes para os controladores como se fosse um dia real, nele simulado em alguns minutos.

Toda a simulação gera dados consecutivos de temperaturas em cada ponto monitorado, além do consumo de cada matriz energética utilizada naquele momento e o consumo total em uma semana sob tal clima e condição. Esses dados podem ser visualizados em tela ou exportados no formato CSV para um computador com excel.

A questão é tema de estudo para cursos que possuam ligação com construção civil, arquitetura, hidráulica, CLPs, automação, elétrica e energias renováveis.

Principais Caracteristicas

Painel na forma de vista em corte de um edifício de 6 andares, com destaque para os equipamentos de aquecimento instalados no barrilete ou na laje superior.
Discute opções e estuda o dimensionamento e a parametrização considerando elementos como:

Temperatura do ambiente externo, que reduz a eficiência dos trocadores;

Temperatura do ambiente externo, que reduz a eficiência dos trocadores;

Dias e horários com maior consumo;

Soluções de maior eficiência energética.

Funcionamento em 110V e 220V;

Mostra as vantagens e desvantagens de cada sistema do ponto de vista energético e a necessidade de ajustes conforme o cenário climático em função da perda de eficiência de cada um.

Todos os elementos hidráulicos, aquecedores e sensores são simulados através de uma central microcontrolada, de forma que nenhuma água precisa ser adicionada ao sistema para que ele funcione.

O sistema ainda incorpora um simulador horário e climático, podendo simular a passagem de até 7 dias com climas diferentes com tempo acelerado.

A percepção de calor é dada por 5 termómetros digitais instalados na representação que tem sua indicação conforme o andamento da simulação, permitindo que os controladores de temperatura façam seu papel de controle de forma similar a uma situação real.

Atividades

- Estudar cada sistema de aquecimento e suas variantes como o solar com placas coletoras e com tubos a vácuo, trocadores de calor e aquecedores que utilizam resistência elétrica, com enfoque no dimensionamento, eficiência energética, vantagens e desvantagens.
- Conhecer a problemática de grandes consumidores como condomínios que envolve a impossibilidade de acumulação de grandes volumes de água no topo do edifício, limitações de espaço para placas solares e consumo concentrado em momentos de baixa captação solar;
- Conhecer a influência climática nos aquecedores e no perfil de consumo;
- Estudar alternativas para melhor eficiência energética;

- Realiza uma automação com um termostato inteligente unificado implementado com um CLP.

Em aula é possível discutir melhorarias nos pontos falhos do sistema tradicional (sem o CLP) capacitando o aluno a discutir, otimizar e operar um sistema com CLP caso ele não tenha em seu curso a matérias correlatas a programação.
Permite ainda uma abordagem mais profunda, com programação, em cursos que contemplem, uma vez que toda a programação do CLP é fornecida com o kit, em 4 versões: Simplificada a completa. Sendo a simplificada controlando apenas o nível das caixas, adicionando o controle de uma matriz e adicionando complexidade até apresentar o sistema completo.


Todos os kits de Energias Renováveis

EEME90 Microgeradores Eolicos

EEC800 Aquecimento Condominial
Inteligente

vendas@bit9.com.br
Kits: (11) 2618-4158
Simuladores: (11) 99266-3535
São Paulo - Brasil