EV2000 Princípios de funcionamento de Veículos Elétricos.
Conjunto didático composto por 6 painéis de mesa para estudo individualizado ou em grupo que demonstram conceitos fundamentais no curso de mecânica de carros elétricos e híbridos.
Painel de estudo de Grandezas Elétricas
Principais caracteristicas

Estudo de tensão, corrente, carga e capacidade (Ah);

 

Possui os elementos como: Fonte de tensão ajustável; Resistores; Baterias;  Carga e chave.

Permite experimentos ligados a carga e descarga de uma bateria, entre eles: Variação de tensão de carga;

Associação de resistores para redução da corrente de carga; Tensão de carga e tensão nominal; Descarga de uma bateria;

Associação série e paralelo de baterias; Balenceamento de carga (BMS), medição de baterias que estejam ligadas em paralelo ou em série;

Contém ainda:  Fusíveis internos rearmáveis para proteção; Resistores internos limitadores; Fonte interna do tipo chaveada.

Estrategicamente montado de forma a facilitar os experimentos

Painel de Detecção de falhas de conexão (Interlock).
Principais caracteristicas

Possui elementos como: - Gerador de pulso de interlock; Circuito limitador de corrente;  Diversos conectores com pino interlock para teste e visualização dos contatos em seu aspecto físico e elétrico; Mini módulo com sensor magnético na tampara para observação do funcionamento como interlock; Receptor de sinal interlock; Visualização do funcionamento por LEDs.

Permite: Estudo da necessidade e da forma como é implementado o sistema de detecção de falhas de conexão, permitindo estudo profundo do sistema, ainda que de forma expositiva.

 

Contém ainda:  Fusíveis internos rearmáveis para proteção; Resistores internos limitadores; Fonte interna do tipo chaveada.

Estrategicamente montado de forma a facilitar os experimentos

Painel de chaveamento eletrônico
Principais caracteristicas

Demostra as formas mais comuns na atualidade de chaveamento de cargas, demonstrando na prática seu funcionamento.

Possui elementos como:  Fonte fixa (para a carga); Fonte ajustável (para o controle);  Chaves, que podem ser usadas de forma direta ou para controle;  Rele com contatos NA e NF transparente para que se possa visualizar seu funcionamento; Resistores internos de proteção; Transistor bipolar NPN; Transistor MOSFET; Carga (mini farolete LED);

Permite: Estudo da variação sobre a carga em função do controle (curva característica) de elementos de controle (chave, rele, transistor NPN e transistor MOSFET); Visualização do funcionamento de um rele; Acionamento de uma carga de diversas formas e comparação dos resultados.

Contém ainda:  Fusíveis internos rearmáveis para proteção; Resistores internos limitadores; Fonte interna do tipo chaveada.

Estrategicamente montado de forma a facilitar os experimentos

Conversores AC/DC (retificadores), DC/DC e DC/AC (inversores).
Principais caracteristicas

Possui elementos como: Fonte de tensão DC ajustável; Conversor DC/AC (inversor) com ponte H bidirecional; Transformador com 3 enrolamentos isolados galvanicamente; Conversor AC/DC (retificador) com regulador para 12V (Acessórios); Conversor AC/DC bidirecional para acionamento do motor;

 

Permite:- Simular os circuitos conversores de um carro elétrico.- Visualizar e entender a forma como é feita a isolação dos terras de cada circuito (isolação galvânica);- Medir valores e sinais em diversos pontos do circuito;

Apresenta ao aluno conceitos fundamentais ligados aos inversores e retificadores, sem entrar em detalhes como drivers.

Estrategicamente montado de forma a facilitar os experimentos

Circuito detector de fuga de alta tensão.
Principais caracteristicas

Possui elementos como: - Bateria simulada com pontos de medição; Simulador de alta tensão em escala (30V no lugar de 300V); Circuito com amplificadores operacionais que mede as correntes entre os polos positivo e a carcaça do carro, buscando anomalias. Circuito que mede diretamente a tensão de bateria com referencia a carcaça do carro, valor que apresentará alteração conforme o ponto de curto circuito.

Permite: Estudar o circuito de detecção de falha de isolamento de alta tensão; Simular uma falha de isolamento; Medir utilizando um circuito similar ao presente nos carros o ponto aproximado (qual banco de baterias, ou em que potencial) da perda de isolação.

Contém ainda: Fonte chaveada interna para emulação dos circuitos de bateria; Fusíveis rearmáveis que evitam queima de componentes em caso de erro de ligação

 

Estrategicamente montado de forma a facilitar os experimentos


Motor assíncrono trifásico.
Principais caracteristicas

Possui elementos como: Conjunto de acionadores temporários (chaves com mola) que permitem energizar cada bobina ao pressionar de um botão, permitindo ao aluno o perfeito entendimento do efeito dessa energização sobre o rotor do motor; Driver eletrônico trifásico;  Motor com núcleo (rotor) composto por imãs de neodímio; Motor montado de forma didática para visualização e testes de cada componente;

 

Permite: Conhecer o funcionamento do motor, a reação mecânica causada pela forma de energização de cada bobina; Visualizar o funcionamento do motor utilizando um circuito de acionamento (driver); Medição de tensões e formas de onda em cada ligação; Visualização por LED da energização de cada bobina (vermelho correspondendo a alimentação positiva e verde alimentação negativa); Realizar o fechamento do motor em estrela ou triangulo;

 

Contém ainda: Sistema de fusível eletrônico rearmável com visualização por LED de seu acionamento; Rotor removível;

 

Estrategicamente montado de forma a facilitar os experimentos


Todos os kits para Veiculos elétricos


EV2000 Princípios de funcionamento Veículos Elétricos.

EVP300 Eletrônica de Potência para carros elétricos

EVB400 Diagnóstico de Baterias de Tração

EVF500 Medição e diagnóstico de motores elétricos veiculares

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